Local de Nascimento: São Paulo – SP
Integrando o Ilha Verde Team em sistema diferenciado a partir de 2018, Victor Ávila além de montar e preparar cavalos de ferro V.O. também representa nas pistas outros criatórios, como das coudelaria do Castanheiro e AO, e o norte-americano Sons of the Wind, mantendo alguns animais nas cocheiras Ilha Verde.
A estréia do cavaleiro com as cores da Ilha Verde foi em março com Signo dos Pinhais, Lusitano com quem competiu duas vezes, inclusive com vitória no Grande Prêmio em etapa da Copa Santo Amaro de Adestramento.
Atualmente, o atleta treina e prepara para estrear nas pistas animais da nova geração do plantel como Lornela V.O. e Líder V.O.
Criado em torno dos cavalos, Victor Ávila começou a montar com sete anos, aos oito competiu pela primeira vez na Equitação de Trabalho, aos 12 passou a montar diariamente e aos 13 a competir no Adestramento, modalidade que se tornou 100% o foco do cavaleiro. O aprendizado iniciado com Valdeci Evaristo, depois Rosangele Riskalla e com o pai, Orpheu Ávila, foi aperfeiçoado em clínicas com Paulo Caetano, em Portugal, e com o olímpico Cláudio Castilla Ruiz, na Espanha, para onde o cavaleiro se transferiu e permaneceu por quase um ano, em 2016, seguindo de lá para a Alemanha para treinar com Dolf Keller, treinador consagrado internacionalmente.
Desde as primeiras competições de Adestramento, Victor Ávila demonstrou seu talento para o esporte. Durante quatro anos seu parceiro foi o Puro Sangue Lusitano Vencedor JB, com quem conquistou vários títulos, ente eles o de campeão brasileiro e paulista da categoria Junior em 2012, vice campeão brasileiro Young Riders 2013, campeão brasileiro Young Riders 2014, ano em que liderou dois rankings: da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e da Federação Paulista de Hipismo (FPH), entidades que conferiram ao atleta, respectivamente, o Prêmio Hipismo Brasil e o Troféu Eficiência. Ainda em 2014 e com outra montaria, Valioso NP, conquistou a liderança do ranking da ABPSL – Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano. Em 2015, ultimo ano antes de embarcar para um tour internacional, foi 4º lugar no Brasileiro Sênior com Vencedor JB.
“Planejo me tornar profissional deste esporte, me estabelecer na Europa ou nos EUA, e, em breve, poder representar internacionalmente meu país nas pistas. Tenho trabalhado todos os dias para atingir estes objetivos”, diz Victor Ávila.