Maior evento mundial do cavalo Lusitano e momentos decisivos da Dressage e Paraequestre marcaram a 2ª edição do International Riding & Dressage Meeting (IRDM) realizado entre 28 e 31/5 na Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP)
Maior evento mundial do cavalo Lusitano e momentos decisivos da Dressage e Paraequestre marcaram a 2ª edição do International Riding & Dressage Meeting (IRDM) realizado entre 28 e 31/5 na Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP)
Misto de evento esportivo, de negócios e de lazer, o IRDM 2015 reuniu mais de 500 cavalos e foi realizado paralelamente a 34ª Expo Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, transformando-se no maior evento mundial da raça na temporada.
Na programação do IRDM, Concurso de Dressage Internacional (CDI3*), Concurso Internacional Paraequestre (CPEDI2*), Fórum Internacional de Adestramento e a 16ª edição do Leilão Internacional Luso Brasileiro que se tornou um dos melhores momentos mundiais de comercialização do cavalo Lusitano com oferta de produtos selecionados nas coudelarias Ilha Verde (Victor Oliva), Rocas do Vouga (Manuel Tavares de Almeida Filho) e Alegria dos Pinhais (Luis Ermírio de Moraes).
Juntos, a Expo Internacional do PSL e o IRDM reuniram um público diário estimado em mais de mil pessoas.
No IRDM, CBH define equipe do Pan de Toronto
Primeiro e único haras particular no Brasil a sediar um CDI3*e um CPEDI2*, a Coudelaria Ilha Verde voltou a ser palco de momentos decisivos para estas duas modalidades no Brasil com a realização da ultima observatória da Dressage para o Pan de Toronto 2015 e da primeira seletiva da Dressage e Paraquestre para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.
O momento mais aguardado foi o anúncio da equipe de Dressage para o Pan de Toronto feito por Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), na manhã de domingo (31/5): Sarah Waddell/Quixote Donelly, João Victor Marcari Oliva/Xamã dos Pinhais, João Paulo dos Santos/Veleiro do Top e Leandro Aparecido da Silva/Di Caprio.
Os campeões do CDI
O Concurso de Dressage Internacional (CDI3*) reuniu a nata dos atletas da modalidade que competiram em seis provas. Leandro Aparecido da Silva montando Di Caprio venceu no Prix St. George e na Intermediária I; Pia Aragão com Zepelim Interagro ocupou o primeiro lugar do pódio no Grand Prix e no Grand Prix Freestyle; Sarah Waddell com Xerife dos Diamantes foi a campeã da Intermediária A e Pedro Tavares de Almeida montando Baluarte do Mito na Intermediária I Freestyle.
Os campeões do Paraequestre
Competição promovida pela CBH, o Concurso Internacional Paraequestre (CPEDI2*) contou com três dias de disputas em provas adaptadas de Adestramento, incluindo o Freestyle, e divididas em cinco diferentes graus, conforme a deficiência física do atleta. A competição serviu como observatória para os Jogos Paraolímpicos do Rio 2016.
Cinco atletas dominaram em suas categorias vencendo nos três dias da disputa. Sérgio Froes Ribeiro montando Portugal VO venceu na Grau Ia e Grau A no Freestyle; Davi Salazar Pessoa/Cyborg dos Pinhais foi o campeão da Ib e B no Freestyle; Ezequiel Luiz Freagan com Portugal VO venceu na Grau II; Alex Fabiano de Oliveira/Anjou da Prata foi o campeão da Grau III e Thiago Fonseca dos Santos montando Absinto da Prata BA categoria Grau IV.
Campeões do Adestramento Nacional
Além das disputas internacionais de Dressage, o IRDM 2015 também contou com um Concurso de Adestramento Nacional (CAN). Com participação de amazonas e cavaleiros de diferentes níveis técnicos, a competição teve domínio total dos cavalos Lusitanos, vencedores em todas as séries e categorias.
Subiram ao pódio para ocupar o primeiro lugar os seguintes conjuntos: Márcio Alexandre/Gui do Drosa (Cavalos Novos 4 anos), Paulo César dos Santos/Fidel da Sasa JE (Cavalos Novos 5 anos), Camila Uribe/Fuso VO (Elementar Amador), Rodrigo Evangelista/Colosso do Azeredo (Elementar Profissional), Paulo César dos Santos/Espartano LS (Preliminar Profissional), Augustina Bravo/Clementino VO (Média I Amador), Jeferson Rodrigo Pereira/Everest Crystal (Média I Profissional), Gabriel Tucille Braga/Veloz (Média II Amador), Marcos Lima/Adonis da Sasa JE (Média II Profissional), Frederico Mandrot/Xeque-Mate do Top (Forte I Profissional).
II Fórum Internacional de Adestramento
Oportunidade única no Brasil de assistir gratuitamente palestra com juízes de nível olímpico, o Fórum promovido pela Coudelaria Ilha Verde durante o IRDM foi um sucesso e contou com palestras, aula pública e painel com interação entre palestrantes e platéia.
Com o objetivo de proporcionar aos atletas, treinadores, criadores e proprietários de cavalos de Dressage acesso a atualização sobre o esporte, o Fórum contou com temas como História do Adestramento no Brasil, Paraolimpíadas, julgamento em competições, entre outros.
Ministraram durante o Fórum a juíza Mariette Whitages - técnica da equipe brasileira de Adestramento; Norbert van Laak – treinador de vários medalhistas olímpicos, de vencedores de finais de Copa do Mundo, campeões europeus e do Ilha Verde Team; Carlos Lucas Lopes - juiz internacional 4* de Dressage e 5* de Paraequestre, treinador e chefe de equipes de Portugal em competições internacionais e chefe de equipe do Ilha Verde; Cel. Salim Nigri - ex-diretor da modalidade na CBH, chefe de equipes em competições internacionais e cavaleiro premiado e Marcela Frias Parsons, diretora de Paraequestre na CBH e chefe de equipe de equipes brasileiras em competições internacionais.
XXXIV Exposição Internacional do Cavalo Lusitano
Em 2015, o IRDM também passou a ser palco do evento maior da raça nas Américas e realizado anualmente reunindo criadores, proprietários, cavaleiros e amantes da raça do Brasil e do exterior. Foi um sucesso, chegando a reunir 1.500 pessoas nas noites de decisão de campeonatos em pista.
Show de genética, funcionalidade e versatilidade da raça o evento contou com Concurso de Morfologia – Modelo e Andamentos, competições de Adestramento, Salto e o Grand Prix de Velocidade, além de Aprovação de Garanhões, apresentação de Rédeas e shows musicais.