Local de Nascimento: Ituiutaba (MG)
Exemplo do sucesso do programa de formação de novos cavaleiros da Coudelaria Ilha Verde, Renderson, chamado carinhosamente de Fumaça, começou como tratador e logo foi iniciado na equitação por Rogério Clementino. Hoje, é treinado pelo olímpico João Victor Marcari Oliva.
Mineiro de Ituiutaba, Renderson estreou nas pistas em 2013 para competir na categoria Profissional. Terminou a temporada como vice-campeão da Taça Brasil na série Preliminar montando Cobalto SS e em 3º lugar no ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
Em 2014, conquistou o título de Campeão da Taça Brasil da série Forte II com Xerife do Top e de vice-campeão da Média II montando Cobalto SS.
Em 2016, faturou o Prêmio Hipismo Brasil conferido aos líderes do ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) por ocupar o topo da série Forte I Profissional com Xerife do Top.
Em 2017, foi Campeão Brasileiro da série Cavalos Novos 4 anos com Senhorita V.O, voltando a vencer com a mesma montaria e série no Concurso de Adestramento Nacional (CAN) que encerrou a temporada no Festival de Tatuí (SP), onde também foi vice-campeão da Forte II Sênior com Xerife do Top.
Em 2018, Renderson Oliveira montando Senhorita V.O venceu em abril o CAN do 3º IRDM – International Riding & Dressage Meeting, no Centro Hípico de Tatuí (SP) na série Cavalos Novos 5 anos, repetindo o resultado na Taça São Paulo realizada na Sociedade Hípica Paulista em maio.
Desde 2014, Renderson viaja periodicamente para a Alemanha para treinar com João Victor Oliva e Norbert van Laak, além de ser o “braço direito” do principal atleta do Ilha Verde Team em competições internacionais: em 2014 no Odesur, no Chile, e nos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, França; em 2015, no Pan de Toronto, Canadá; em 2016, nas Olimpíadas do Rio; em 2017, na Finals Word Cup, em Omaha, Estados Unidos; em 2018, em qualificativas em Portugal, e durante todo este período por diferentes países do circuito europeu de dressage.
2018: Campeão Taça São Paulo na Cavalos Novos 5 anos com Senh.orita V.O. e do CAN – Concurso de Adestramento Nacional do 3º IRDM – International Riding & Dressage Meeting, em Tatuí (SP).
2017: Campeão Brasileiro Cavalos Novos 4 anos com Senhorita VO , mesma montaria e série com quem faturou a faixa de campeão no Concurso de Adestramento Nacional (CAN) no Festival do cavalo Lusitano em Tatuí (SP). No mesmo evento foi vice-campeão da série Forte II Sênior com Xerife do Top.
2016: Ganhador do Prêmio Hipismo Brasil na série Forte I Profissional com Xerife do Top.
2014: Na Taça Brasil de Adestramento foi Campeão da série Forte II Profissional com Xerife do Top e vice-campeão da Média II Profissional com Cobalto SS.
2013: Vice-campeão da Taça Brasil de Adestramento na série Preliminar Profissional com Cobalto SS e 3º lugar no ranking CBH com esta montaria.