Competindo na Dressage, os atletas contam com acompanhamento profissional em várias áreas e somam conquistas nacionais e internacionais.
Foto: João Victor Marcari Oliva: vencedor do Prêmio Brasil Olímpico, do Comitê Olímpico Brasileiro, de 2014 a 2017.
A formação de cavaleiros e cavalos de alta performance tem sido uma constante na Coudelaria Ilha Verde.
João Victor Oliva é o principal atleta do time que conta também com Antônio Victor Marcari Oliva, Renderson Oliveira, Murilo Augusto Machado, Eduardo Alves de Lima e Victor Trielli Ávila.
Treinador de medalhistas olímpicos, campeões europeus e vencedores de finais de Copa do Mundo, Norbert van Laak é o treinador do time desde 2012 em seu centro de treinamento, em Möhnesee-Günne, Alemanha, para onde se transferiu João Victor em 2014, e destino dos outros atletas em sistema de revezamento para treinos também com João Victor.
Principais conquistas
Foram duas Olimpíadas: nos Jogos do Rio 2016, João Victor Marcari Oliva montando Xamã dos Pinhais obteve o melhor resultado do Brasil; em Pequim 2008, Rogério Clementino integrou a equipe montando Nilo V.O, animal de criação da Coudelaria Ilha Verde.
O time Ilha Verde já marcou presença em três Pan-americanos, com a conquista de medalha de bronze por equipe nos Jogos do Rio 2007 com Rogério Clementino/Nilo V.O., e Toronto 2015 com João Victor Oliva/Xamã dos Pinhais, 7º na classificação individual; além do Pan de Guadalajara, quando o Brasil foi 5º por equipe e Rogério Clementino/Portugal 12º no individual.
O time também integrou a equipe brasileira nos Jogos Equestres Mundiais de Tryon/EUA 2018, Normandia/França 2014 e Kentucky/EUA 2010.
No Campeonato Sul-americano do Chile, em 2014, João Victor Oliva montando Xamã dos Pinhais foi ouro individual e por equipe.
E em 2017, João Victor/Xamã dos Pinhais registrou o melhor resultado do Brasil em uma final da Taça do Mundo de Dressage, realizada em Omaha, Nebraska, Estados Unidos.
Prêmio Brasil Olímpico
O “Oscar” dos esportes no país, conferido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) aos melhores atletas de várias modalidades, já foi conquistado cinco vezes por cavaleiros do Ilha Verde no Hipismo Adestramento: em 2008 venceu Rogério Clementino, e em 2017, 2016, 2015 e 2014 por João Victor Oliva, também indicado em 2013 e 2012.