m
Coudelaria Ilha Verde

Instituída em 1991 por Victor Oliva e inicialmente selecionando cavalos Lusitanos, o criatório, que hoje tem no comando o cavaleiro olímpico João Victor Marcari Oliva, também seleciona raças alemãs com o objetivo de produzir animais de alto desempenho para o Adestramento.

Localiza em Araçoiaba da Serra (SP), na região considerada o “cinturão do cavalo” no Estado de São Paulo, a Coudelaria Ilha Verde tem a base de sua criação ancorada no tripé: genética, aptidão e manejo.

A Coudelaria Ilha Verde se dedica a criação do Puro Sangue Lusitano desde o início da década de 1990.
A Coudelaria Ilha Verde se dedica a criação do Puro Sangue Lusitano desde o início da década de 1990.

Por vinte anos a seleção foi voltada exclusivamente ao Puro Sangue Lusitano (PSL), com plantel formado a partir de animais representantes das mais importantes linhagens da raça e adquiridos nos principais criatórios de Portugal e do Brasil. Em 2006, o plantel dos produtos de ferro “V.O”, iniciais do criador Victor Oliva, foi reforçado com a aquisição de toda a tropa do criador Jayme Monjardim, ferro “Filhos do Vento”, e aos produtos nascidos do cruzamento destes dois plantéis nasceu o ferro VOF.

Seleção Alemã

A seleção de raças alemãs (Oldenburger) foi iniciada na década de 2010
A seleção de raças alemãs (Oldenburger) foi iniciada na década de 2010

A partir da década de 2010, a Coudelaria Ilha Verde também passou a investir em raças alemãs, em especial a Oldenburger, com o objetivo de atender a própria demanda, além do exigente mercado de animais de alto desempenho para a Dressage. A seleção é feita no Brasil e na Alemanha com a utilização de linhagens que representam genéticas mundialmente consagradas.

A base da seleção alemã na Coudelaria Ilha Verde é a matriz Ornella, filha do campeão mundial Furst Heinrich, famoso por sua premiada prole em campeonatos europeus, alemães e de jovens cavaleiros. O primeiro filho de Ornella com ferro V.O e que estreou nas pistas em 2018 é Toliva, nascido em 2012, resultado do cruzamento com Totilas, um dos mais importantes nomes da dressage contemporânea. Também é produto de Ornella a fêmea Senhorita V.O, que em 2017, quando estreou nas pistas, conquistou o título de Campeã Brasileira da série Cavalos Novos 4 anos.

O plantel da Coudelaria Ilha Verde é de cerca de 100 animais. Desde 2016, a elaboração do programa de reprodução e acasalamentos tem sido de responsabilidade do cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano João Victor Marcari Oliva, que mesmo vivendo na Alemanha vem periodicamente ao Brasil para aplicar o aprendizado obtido no acompanhamento de criatórios europeus. “Mantenho a missão iniciada por meu pai de produzir cavalos diferenciados, para esporte ou lazer, onde o potencial e as peculiaridades de cada animal são observados e explorados individualmente. Estamos empenhados em produzir animais de alta performance para o Adestramento”, diz.

ILHA VERDE NAS PISTAS

A Coudelaria Ilha Verde conta com três pistas oficiais de Dressage
A Coudelaria Ilha Verde conta com três pistas oficiais de Dressage

Com participação em competições funcionais desde 2003, inicialmente na Equitação de Trabalho, a coudelaria encontrou no Adestramento sua modalidade de referência, e a partir de 2006, quando da estreia em pista, todos os esforços se voltaram para oferecer aos atletas do Ilha Verde Team acompanhamento profissional em várias áreas e infraestrutra para seu desenvolvimento: treinadores internacionais, clínicas, cavalos de alto nível, pistas oficiais de competição e treinamento.

Os resultados contabilizados até 2018 somam mais de vinte títulos no Campeonato Brasileiro, participação em duas Olimpíada (Rio 2016 e Pequim 2008), em três Pan-Americanos (Toronto 2015, Guadalajara 2011 e Rio 2007), em três Jogos Equestres Mundiais (Kentucky/EUA 2010, Normandia/França 2014 e Tryon/EUA 2018), em um Sul Americano (Chile 2014) e em uma final da Taça do Mundo de Dressage (Omaha, EUA 2017).

João Victor Oliva é o principal cavaleiro do time que conta também com Antônio Victor Marcari Oliva, Renderson Oliveira, Murilo Augusto Machado, Eduardo Alves de Lima, Tiago do Prado Vizu da Rosa e Victor Trielli Ávila. Os atletas se revezam em temporadas de treinos entre Brasil, Alemanha e Portugal.

Desde o início da década de 2010, o Ilha Verde Team tem como técnico o alemão Norbert van Laak, que já treinou vários medalhistas olímpicos,  campeões europeus e vencedores de finais de Copa do Mundo.

Eventos e negócios

O Leilão Internacional Luso Brasileiro é referência mundial na venda do cavalo Lusitano
O Leilão Internacional Luso Brasileiro é referência mundial na venda do cavalo Lusitano

Além de investir na criação e na formação de um time vencedor, a Coudelaria Ilha Verde também se tornou referência na promoção de dois eventos de expressão no cenário equestre: o Leilão Internacional Luso Brasileiro, realizado desde 1997; e o IRDM – International Riding & Dressage Meeting -, instituído em 2013, misto de esporte - palco de seletivas internacionais de Dressage -, negócios, exposição, fóruns, leilão e lazer. Os eventos são realizados periodicamente.

Infraestrutura

Picadeiro coberto: local de treinamento e eventos especiais como o Leilão Luso Brasileiro
Picadeiro coberto: local de treinamento e eventos especiais como o Leilão Luso Brasileiro

A infraestrutura é outro diferencial da Coudelaria Ilha Verde que ocupa uma área de 54 alqueires, 35 dos quais destinados ao pastoreio e por onde se distribuem 20 piquetes formados por Tifton 85. A área construída inclui três pavilhões de cocheiras com 60 baias; três pistas de Dressage (20m x 60m); uma pista coberta (20m x 40m); uma pista para treinos de Equitação de Trabalho e Salto (70m x 80m), e dois redondéis, um deles mecanizado. Também faz parte da área construída a sede e casas de funcionários, dez deles dedicados exclusivamente ao manejo e treinamento dos cavalos.

A Coudelaria Ilha Verde conta com três pavilhões de cocheiras
A Coudelaria Ilha Verde conta com três pavilhões de cocheiras