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Tradição, elegância, movimentos sincronizados, habilidade e destreza traduzem esse esporte que nasceu inspirado no concurso completo de equitação

Antecessora do automóvel e meio de transporte por excelência até início do século XX, a Atrelagem animal surgiu há cerca de 4 mil anos a.C. Os romanos tiveram papel fundamental no desenvolvimento deste meio de transporte, quando mesmo antes da Era Cristã já faziam uso intenso de carruagens leves puxadas por até quatro cavalos. Pelo número de animais atrelados eram chamados de “bigas”, “trigas” ou “quadrigas”. Nas viagens mais demoradas os romanos usavam a carroça-dormitório, enquanto o “Cisium”, um carro mais resistente, era usado como correio, percorrendo longas distâncias.

A partir da Idade Média, com o declínio do Império Romano, estes veículos quase desapareceram. No entanto, o resgate do transporte atrelado ressurgiu nos séculos XIII e XIV, atingindo seu apogeu no século XV, quando nobres, aristocratas e a realeza europeia se renderam a Atrelagem. Nessa época a estrutura dos carros era bastante parecida com a atrelagem utilizada na Antiguidade, no entanto, acrescidos, agora, de adereços e ornamentos.

Atrelagem Esportiva

Com a invenção do automóvel, a Atrelagem se reinventou. Surgiam competições que se tornariam no embrião do que é hoje a Atrelagem Esportiva.

Instituída em 1970 pela Federação Equestre Internacional (FEI), a Atrelagem Esportiva é dividida em provas de Dressage (Adestramento), Maneabilidade (ou Cones) e Maratona. Estas provas podem ser realizadas individualmente, em campeonatos próprios, ou juntas no Concurso Completo. Outra modalidade da Atrelagem é o Derby, semelhante a prova de Maneabilidade/Cones, mas que se diferencia pela velocidade. Outra competição são os Concursos de Elegância, onde são avaliados trajes dos condutores e acessórios dos cavalos.

Em dezembro de 2009, a Atrelagem Esportiva foi oficializada pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), que instituiu em 2012 o Campeonato Brasileiro e consequente ranking anual separado pelas duas modalidades mais disputadas no país, o Adestramento e a Maneabilidade/Cones. Já a Maratona e o Concurso Completo têm provas de forma experimental.

Na Atrelagem Esportiva as competições são disputadas por cavalos e pôneis de diferentes raças que se distribuem em três classes: Single (um cavalo e/ou pônei); Parelha (dois cavalos e/ou pôneis) e Quadra ou four-in-hand (quatro cavalos/pôneis). Em cada uma dessas classes os competidores são divididos em categorias que identificam os níveis de dificuldades que vai do Mini-mirim ao Master passando pela Mirim, Infanto-Juvenil, Iniciante, Amador e Profissional.

Podem competir na Atrelagem Esportiva homens e mulheres, crianças a partir dos oito anos e adultos sem limite de idade. Eles exercem a função de condutores ou de groom, este, o auxiliar do condutor e que se posiciona na parte traseira do carro, usando o corpo como contrapeso nas curvas mais fortes e evitando que o carro vire.

As provas

Adestramento – O competidor cumpre um percurso pré-definido, alternando o trote curto e o largo com o galope.

Maneabilidade – Também chamada de prova dos Cones, tem por objetivo testar o preparo, a obediência e agilidade dos cavalos, e a habilidade e competência dos condutores dentro de um percurso de obstáculos. O percurso comporta círculos, serpentina e obstáculos combinados, totalizando ao menos 12 passagens, com um espaçamento excedente de 30 cm em relação à espessura do veículo (40 cm para as atrelagens com quatro cavalos). A velocidade concedida é de 200m/minuto. Nos obstáculos combinados são distribuídos cones, e em cada cone é colocada uma bolinha de tênis que não pode ser derrubada. As penalidades por erros e faltas viram pontos ou segundos acrescidos no tempo do percurso.

Derby – Prova semelhante à Maneabilidade/Cones, com menos obstáculos, mas que se caracteriza pela alta velocidade.

Maratona – é uma corrida cronometrada em percurso em campo aberto com obstáculos diversos, entre eles cursos de água. A prova exige veículos (“carros”, “coches”, “carruagens”) com design próprio para este tipo de prova para evitar acidentes. O objetivo da Maratona é testar a condição física, a resistência e o treinamento dos cavalos, assim como a habilidade de condução, o sentido dos andamentos e o conhecimento equestre dos condutores.