m
IRDM 2013

Um jeito novo de promover esportes equestres, lazer, negócios e confraternização

Um jeito novo de promover esportes equestres, lazer, negócios e confraternização

O inédito IRDM – International Riding & Dressage Meeting 2013 chegou para revolucionar o conceito de evento equestre no Brasil. Idealizado para comemorar os vinte anos da Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP), e realizado entre 16 e 19 de maio, o IRDM contou com o tradicional Leilão Internacional Luso Brasileiro e competições hípicas de Dressage (Adestramento) e Paraequestre - que tiveram no IRDM o palco da primeira seletiva para formação das equipes brasileiras para os Jogos Equestres Mundiais da Normandia 2014 -, além de Equitação de Trabalho. Foi a primeira vez no Brasil que atletas da Dressage e Paraequestre competiram em um mesmo evento.

O IRDM nasceu da troca de ideias do criador Victor Oliva e do português Carlos Manuel Lucas Lopes, juiz 5* da federação equestre Internacional (FEI) de Dressage e Paraequestre e chefe de equipe no Ilha Verde Team.

Idealizado para se tornar um ponto de referência na promoção destas duas modalidades, o IRDM foi além ao oferecer ao seleto público a oportunidade de se adquirir cavalos Puro Sangue Lusitanos das melhores linhagens da raça e selecionados para a pratica das modalidades no 15º Leilão Internacional Luso Brasileiro, promovido pela Coudelaria Ilha Verde.

Os quatro dias de IRDM foram de intensa programação com Concursos de Dressage Internacional (CDI3*/Young Riders e Juniores) -, Concurso Internacional Paraequestre (CPEDI2*), II etapa da Copa ABPSL de Equitação de Trabalho, Fórum Internacional de Adestramento e o tradicional Leilão Internacional Luso-Brasileiro.

Nas pistas, um dos momentos mais aguardados foi o Grand Prix no dia 17/05, prova válida como seletiva para os Jogos Equestres Mundiais - considerada a “Copa do Mundo do cavalo” – de 2014 na Normandia, França. Em busca do índice mínimo de 64%, a nova geração de atletas deu um show e marcou a estreia na categoria de João Victor Marcari Oliva montando Signo dos Pinhais. No final da prova, cinco conjuntos conquistaram o índice: os irmãos Tavares de Almeida (Luiza, Manuel e Pedro), Roger Clementino e João Victor Oliva.

Outro momento emocionante do IRDM foi a competição dos atletas Paraequestre, onde dois deles conquistaram índice para os Jogos da Normandia: Marcos Fernandes Alves, o Joca, montando Relíquia e Sérgio Froes R. de Oliva com Emily.

Juízes da Federação Equestre Internacional (FEI) atuaram nas pistas e ministraram palestras no Fórum Internacional, outra iniciativa inédita no Brasil. Do júri participaram Mariette Whitages (Bélgica), Leif Tomblad (Dinamarca), Raphael Saleh (França), César Leopardo (Argentina) e Cláudia Mesquita (Brasil).

 

Os campeões da Dressage

CDI Junior – Luiza Magalhães/Thor NP venceu nos três dias de competição.

CDI Young Riders – Antonio Victor Marcari Oliva montando Xerife do Top venceu nos três dias de prova; foi vice-campeão com Zodiac dos Diamantes na sexta e sábado, faixa que Victor Trielle Ávila montando Vencedor JB conquistou no domingo, na prova de Freestyle.

CDI 3* - No Concurso de Dressage Internacional (CDI3*), o Prix St. Georges abriu a disputa mais acirrada do IRDM com vitória de João Victor Marcari Oliva montando Xamã dos Pinhais, tendo Bruno Moreira, de Portugal, montando Saloio como vice. No Grand Prix, válido como seletiva, os irmãos Tavares de Almeida ocuparam o lugar mais alto do pódio, com Luiza Almeida montando Pastor como campeã e Pedro Almeida com Samba como vice.

No sábado 18, João Victor Marcari Oliva montando Xamã dos Pinhais venceu na Intermediária e Pia Aragão com Zepelim Interagro ficou com a faixa de vice. No Grand Prix Special, Manuel Tavares de Almeida montando Viheste (AR) ocupou o primeiro lugar do pódio e Edneu Senhorine com Xaparro do Vouga foi o vice.

O domingo 19, reservado para o Freestyle, a bonita apresentação de João Victor Oliva com Xamã dos Pinhais garantiu ao cavaleiro do Ilha Verde Team a nota mais alta de toda a competição, 70,800%, e o título de campeão da Intermediária I, onde Pia Aragão com Zepelim Interagro foi vice-campeã. No Grand Prix Freestyle, os irmãos Tavares de Almeida voltaram a disputar o primeiro lugar do pódio, ocupado por Pedro Almeida montando Samba em pequena vantagem sobre Luiza Almeida e Pastor que registraram, respectivamente, 70,100% e 70,025% de notas finais.

 

A emoção dos Paraequetres

Exemplo de superação. Essa a lição deixada pelos atletas que formaram nove conjuntos no Concurso Internacional Paraequestre (CPEDI2*), realizado pela primeira vez conjuntamente a um CDI, e reunindo os atletas que representaram o Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012.

A disputa foi dividida em cinco diferentes graus, dependendo das condições físicas do atleta, que vai do mais grave (graus Ia e Ib) a menos grave (grau IV). No IRDM 2013 confira quem foi ao pódio.

Grau Ia - O resultado se repetiu nos três dias, com vitória de Sérgio Froes R. de Oliva montando Emily, com destaque para o Freestyle onde obteve média final de 70,167%. A faixa de vice ficou com Vera Lúcia Martins Mazzeli montando Locomotion.

Grau Ib - O cadeirante Marcos Fernandes Alves, o Joca, montando Reliquia MJ foi o destaque da categoria com três vitórias.

Grau II – O pódio foi dominado por Elisa Melaransi, campeã e vice na sexta-feira e domingo montando Rebel e Tropicália, respectivamente; conquistando a mesma posição no sábado, desta vez com Tropicália como campeã e Rebel como vice.

Grau III – O atleta Alex Oliveira, que perdeu a visão devido a um acidente com cavalo, foi o vencedor nos três dias de competição montando Voltaire da Prata. Victor Zallo Alves Pereira com Zigfield Interagro foi o vice-campeão nos três dias.

Grau IV - Thyago Fonseca montando Zigfield Interagro foi o campeão da grau IV nos três dias de disputas.

 

Cavalos Novos

O International Riding & Dressage Meeting também foi palco de provas para Cavalos Novos de 4, 5 e 6 anos. Oportunidade de avaliação dos conjuntos por juízes internacionais, a competição foi realizada na sexta-feira e domingo. Todos os animais que garantiram o pódio são Puro Sangue Lusitano.

CN 4 anos – Rodrigo Evangelista dos Santos apresentou os dois campeões da categoria: Domenico IGS venceu na sexta-feira e Estrelita do Juliana no domingo.

CN 5 anos – Diamante Negro do Juliana montado por Rodrigo Evangelista venceu na sexta e D´Artagnan LS no domingo, em apresentação do cavaleiro Bruno Moreira, de Portugal.

CN 6 anos – Carthago Comando SN montado por João Paulo dos Santos venceu as duas provas.

Crédito|Paulo Guimarães
Crédito|Paulo Guimarães
Crédito|Paulo Guimarães
Crédito|Paulo Guimarães
Crédito|Paulo Guimarães
Crédito|Paulo Guimarães
Crédito|Paulo Guimarães
Crédito|Paulo Guimarães
Crédito|Paulo Guimarães
Crédito|Paulo Guimarães
Crédito|Paulo Guimarães
Coudelaria Ilha Verde - Brazil - 17 a 19 de maio de 2013 - crédito|Paulo Guimarães
Crédito|Paulo Guimarães
Crédito|Paulo Guimarães
Crédito|Paulo Guimarães