m
IRDM 2018

Em sua 3ª edição, o International Riding & Dressage Meeting foi realizado excepcionalmente no Centro Hípico de Tatuí (SP) entre 27 e 29/4 conjuntamente a 37ª Expo do cavalo Lusitano

Em sua 3ª edição, o International Riding & Dressage Meeting foi realizado excepcionalmente no Centro Hípico de Tatuí (SP) entre 27 e 29/4 conjuntamente a 37ª Expo do cavalo Lusitano

Primeiro Concurso de Dressage Internacional (CDI3*) da temporada 2018, e 4ª qualificativa no Brasil para os Jogos Equestres Mundiais (WEG, na versão inglês) que acontecem de Tryon, nos Estados Unidos, em setembro, e Jogos Sul-americanos, na Argentina, em novembro, a disputa reuniu os tops da modalidade no país.

 

PÓDIOS DO BIG TOUR

Caçula da equipe de Adestramento nos Jogos do Rio 2016, Giovana Pass montando o Lusitano Zíngaro de Lyw foi o destaque do Big Tour do CDI3* do 3º IRDM. A amazona paulista venceu as duas provas que participou: no Grand Prix - válido como qualificativa para os Jogos Equestres Mundiais – realizado na sexta-feira (27/4), registrou a nota média final de 68,239% e 68,804% com o juiz FEI 5*Peter Holler, da Alemanha, resultado que garantiu o terceiro índice do conjunto para o Mundial. No domingo (29), no Grand Prix Freestyle, Giovana e Zíngaro voltaram a ocupar o primeiro lugar do pódio com 71,875% de nota na avaliação final e 75,125% com Holler, a maior nota atribuída pelo juiz na competição.

O vice-campeão do GP Freestyle foi Mauro Pereira Silva Junior com o Brasileiro de Hipismo Banzai AMM com nota média final de 68,105%. O juiz alemão atribuiu ao conjunto a nota 70,875%. O conjunto também disputou o Grand Prix na sexta-feira (27), quando terminou em 3ª lugar com 65,087%, não atingindo o índice mínimo de 66% estabelecido pela Federação Equestre Internacional (FEI).

Outro destaque do Big Tour foi Pedro Tavares de Almeida que montando o Lusitano Aoleo foi o vice-campeão do Grand Prix registrando 67,978% na nota média final e 69,565% com Peter Holler, garantindo o primeiro índice do conjunto para o Mundial. O conjunto voltou à pista no sábado (28), para vencer no Grand Prix Special com a nota média final de 67,447%.

 

PÓDIOS DO SMALL TOUR

Outra disputa concorrida no CDI3* do IRDM em Tatuí foi o Small Tour, com o Prix St. George valendo com o qualificativa para o Campeonato Sul-americano que acontece em Buernos Aires, aegentina, em novembro.

O destaque foi a medalhista panamericana Sarah Waddell que montando Quixote Bogangles venceu as três provas do Small Tour. No Prix St. George, realizado na sexta-feira (27), o conjunto registrou a nota média final de 69,909%; na Intermediária I, no sábado (28), atingiu 70,206%; e no domingo (29), na Intermediária I Freestyle terminou sua apresentação com a nota média final de 72,550%.

A três vezes olímpica Luiza Tavares de Almeida com sua nova montaria, o Lusitano Baluarte do Vouga, foi vice-campeã nas três provas: no Prix S. George fechou com 66,697%, garantindo índice para o Sul-americano; na Intermediária I com 67,088% e na Intermediária I Freestyle 69,605%.

Outros três conjuntos formados com cavalos Lusitanos estrearam no Small Tour: Yara Amaral Fernandes montando Dileto HI ficou em 3º lugar no Prix St. George (66,152%) também garantiu índice para o Sul-americano; Rodrigo Evangelista com Colosso do Azeredo ficou em 3º lugar na Intermediária I (65,794%) e na Intermediária I Freestyle (68,250%); e Victor Trielliu Ávila com Al Pacino Comando SN ficou em 4º nas três provas: Prix St. George (65,212%), Intermediária I (65,676%) e Intermediária I Freestyle (67,455%).

O júri do CDI3* em Tatuí foi formado por Peter Holler (5*), da Alemanha; Carlos Lucas Lopes (4*), de Portugal; Sandra Smith (4*), da Argentina; Cláudia Mesquita (4*), do Brasil; e Max Piraino Lyon (3*), do Chile.

O 3º IRDM – International Riding & Dressage Meeting foi organizado conjuntamente pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL) e contou com chancela da Federação Equestre Internacional (FEI).

 

FÓRUM INTERNACIONAL DE DRESSAGE

Programa obrigatório do IRDM, o Fórum Internacional de Dressage promoveu nesta 3ª edição do evento três palestras gratuitas, realizadas dia 27/4, com três personalidades ligadas ao esporte.

O alemão Peter Holler, juiz olímpico, falou sobre “Os requisitos para os diferentes níveis do cavalo de Adestramento”. O ferrador Marco Pestana, de Portugal, especialista em cavalos de alta performance, ministrou sobre “Ferrageamento do cavalo de esporte: do básico a prevenção”. Médica veterinária de esporte, a brasileira Maria Santina Moral ministrou palestra e respondeu dúvidas sobre “Cuidados, manutenção e tratamento do cavalo de esporte”.

 

CAN – CONCURSO DE ADESTRAMENTO NACIONAL

A Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) também promoveu um Concurso de Adestramento Nacional (CAN), o primeiro de 2018, durante o 3º IRDM.

Pelas pistas do Centro Hípico de Tatuí (SP), séries diferentes foram disputadas entre 27 e 29/4, com duas provas por série e campeões definidos na soma dos dois resultados.

No balanço geral, sagraram-se campeões: Major PM Luis Augusto Pacheco Ambar/IZ Detalhe (63,603%) na Média I Amador; Marcos Roberto Lima /Fauno LS (67,555%) na Média I Profissional; Daniela de Azevedo Souza Defina/Darlan ML (61.512%) na Média II Amador; Mauro Pereira da Silva Jr/Fidercarree (68,713%) na Média II Profissional; Bruno Luiz Ribeiro/Corsário IGS (65,675%) na Forte I Profissional; Daniela de Azevedo Souza Defina/Nogaret (59,937%) na Amador Top; João Paulo dos Santos/Carthago Comando SN (69,143%) na Forte II Sênior Top; Eduardo Alves de Lima/Florisbela V.O (8.34 pontos) na Cavalos Novos 4 anos; Renderson Silva de Oliveira/Senhorita V.O (7.79 pontos) na Cavalos Novos 5 anos e Cristiano augusto da Silva/Italy (7.64 pontos) na Cavalos Novos 6 anos.